Estação das Docas recebe manutenção antes de completar 17 anos

25 de abril, 2017 - 08h10
Inaugurada em 2000, a Estação das Docas é um complexo turístico, cultural e gastronômico, e um centro de compras, serviços e eventos, que recebe por ano mais de um milhão de visitantes. Devido à importância arquitetônica e turística, a Organização Social Pará 2000, que administra o complexo, promove constantemente serviços de manutenção e reparos em sua estrutura.
 
As vésperas de completar 17 anos de funcionamento, a Estação das Docas recebeu manutenção na muralha de contenção dos 500 metros de orla. Foi executado o processo de calafetação, que vedou fendas e erosões ocasionadas principalmente pelo impacto direto do movimento de enchente e vazante na Baía do Guajará, que banha Belém. O serviço reduzirá a reincidência de erosões nos paralelepípedos da orla e no estacionamento do complexo.
 
O trabalho durou cerca de 30 dias, e foi feito em duas etapas. “Com apoio do nosso barco, a equipe trabalhava direto da embarcação. E na segunda etapa utilizamos mergulhadores, que realizavam o tamponamento de furos na parte do muro que estava submerso. Este serviço, que foi encomendado pela Pará 2000, é muito importante, pois garante a manutenção e segurança da estrutura do complexo”, informou Allan Vicente, gerente de Operações da empresa contratada.
 
Todo o trabalho foi realizado com segurança, e contou com o apoio de uma câmara hiperbárica utilizada para a descompressão (regular a pressão corporal interna do mergulhador, caso houvesse necessidade).
 
“Temos a preocupação constante em zelar, manter e preservar este que é um dos principais cartões postais da capital paraense. Esta é apenas uma das diversas ações de melhorias que a nossa gestão está implementando na Estação das Docas, além da revitalização das pinturas, manutenção do funcionamento dos palcos deslizantes, escadas rolantes, elevadores e sistema de refrigeração”, ressaltou Fabriano Fretes, diretor-presidente da OS Pará 2000.
 
Por Fernanda Scaramuzzini
Imagem Thiago Gomes - Agência Pará