Exposição “Três cores e uma paixão” revela olhares sobre a Copa do Mundo

11 de junho, 2014 - 14h14

As cores da bandeira do Brasil traduzem o amor do brasileiro por sua pátria e pelo futebol. A exposição “Três cores e uma paixão” mostra esse patriotismo revelado em 23 imagens de fotógrafos que atuam no Pará. Com temática alusiva à Copa do Mundo, a exposição abre para visitação nesta quinta-feira (12), das 10h às 22h, no Armazém 2 (Boulevard da Gastronomia). A visitação é gratuita. 

Pautada nas decorações e manifestações visuais alusivas ao mundial, a mostra reúne registros de Debb Cabral, Dula Lima, Elza Lima, Fatinha Silva, Geraldo Ramos, Janduari Simões, Miguel Chikaoka, Paulo Santos, Rafael Araújo, Tchello d’Barros, Valério Silveira, Wagner Okasaki e Wagner Santana.

“Como a Copa do Mundo ocorre este ano no Brasil, a exposição tem como objetivo mostrar através da visualidade dos preparativos em casas, figurinos, pinturas corporais e decorações, como as três cores predominantes da nossa bandeira viram a paixão nacional nessa época”, explica o curador da exposição, Emanoel Franco. 

No período de 30 de maio a 8 de junho, a exposição foi conferida  por várias pessoas durante a XVIII Feira Pan-Amazônica do Livro, no Hangar Convenções e Feiras da Amazônia. Na Estação das Docas, a mostra pode ser visitada até o dia 13 de julho. “Os espaços cumprem um papel fundamental para qualquer atividade artística/cultural que é fazer os trabalhos circularem e serem vistos. São espaços democráticos e de fácil acesso a todos, independente de classe social ou nível de escolaridade”, destaca o fotógrafo Rafael Araújo, que através de suas imagens retratou os preparativos para o mundial de 2010 na rua onde passou sua infância, no bairro do Marco.

A exposição “Três cores e uma paixão” é uma realização do Governo do Estado, Secretaria de Estado de Cultura (Secult), Sistema Integrado de Museus e Memoriais (SIM) e Organização Social Pará 2000, que administra a Estação das Docas.

 

 

Serviço:

Exposição fotográfica “Três cores e uma paixão”

Visitação de 12 de junho a 13 de julho, das 10h às 22h, no Armazém 2 da Estação das Docas (Av. Boulevard Castilhos França, s/nº - Campina).

Informações: (91) 3212.5525

Entrada gratuita

 

 

Por Camila Barros/ Ascom OS Pará 2000

Imagem: Geraldo Ramos