A Estação

A Estação

Em 2000, o antigo porto fluvial em Belém deu lugar a um dos espaços mais representativos do Pará: a Estação das Docas. O complexo turístico é referência nacional, por oferecer, em um só lugar, opções de gastronomia, moda, lazer e eventos, com conforto e segurança. À beira da baia do Guajará, 500 metros de extensão voltados para orla comportam três armazéns, distribuídos em 32 mil metros quadrados, e um terminal para embarque e desembarque de passageiros. O armazém 1 foi batizado como Boulevard das Artes – oferta vários produtos como biojoias, roupas e artesanato regional. O armazém 2, é nomeado Boulevard da Gastronomia. E o armazém 3, como Boulevard de Feiras e Exposições. Além disso, o complexo turístico dispõe do Teatro Maria Sylvia Nunes e do Anfiteatro São Pedro Nolasaco.

 

Cultura

Com espaço para várias manifestações artísticas, a Estação das Docas respira cultura. Música, cinema, teatro e dança, estão na programação mensal do complexo, que oferece aos visitantes projetos culturais gratuitamente. Conheça-os: 

  • Pôr-do-Som: apresentação de espetáculos folclóricos, todas às sextas-feiras, a partir das 18h, na Orla do Armazém 3.
  • Música no Ar: Diariamente, os músicos interpretam o melhor da música paraense, nacional e internacional, nos Palcos Deslizantes. 
  • Cine Estação: A produção audiovisual não poderia ficar de fora da programação do cinema da Estação, que oferece ao público um circuito de filmes alternativos. 
  • Teatro ao Pôr-do-Sol: o espaço é para a arte cênica popular com apresentação de peças teatrais infantis voltados às lendas amazônicas. Aos domingos, sempre às 17h30, no Anfiteatro do Forte São Pedro Nolasco.

 

Gastronomia, Moda e Lazer

Pratos típicos da região Norte e de outros lugares do mundo, preparados com o toque paraense, podem ser encontrados nos bares, restaurantes, quiosques, lanchonetes, sorveterias e bobonieres da Estação. Além disso, o visitante encontra nas lojas do Armazém 1, várias opções de presente, que vai de roupas e acessórios ao artesanato.

 

Eventos

Requisitada para a realização de eventos, a Estação das Docas dispõe do Boulevard de Feiras e Exposições, espaço ideal para grandes eventos sociais, feiras e exposições. Para atender congressos, espetáculos teatrais e shows há o Teatro Maria Sylvia Nunes, com a capacidade de atender, confortavelmente, cerca de 430 pessoas.

 

Curiosidades históricas

Resultado de um cuidadoso trabalho de restauração do porto fluvial da capital paraense surgiu os boulevares. Os três armazéns de ferro inglês são uma mostra da arquitetura característica da segunda metade do século XIX. Dos Estados Unidos, datados do século XX, vieram os guindastes externos, que são a marca registrada do complexo turístico. A máquina a vapor fornecia energia para os equipamentos do porto, em meados de 1800. Para defender a orla belenense, foi construído o Forte São Pedro Nolasco. Destruído, em 1825, após a Cabanagem, as suas ruínas foram revitalizadas e deram lugar ao Anfiteatro.



  • circulação de turistas / mês
  • estabelecimentos
  • atrações
  • projetos

  • 3.500 pessoas / Dia - 95 Mil / Mês* - 1.140 Milhão / Ano

  • Gastronomia / Vestuário / Entretenimento

  • 256.552 Mil atrações / Ano

  • Dança / Teatro / Música / Cinema

* Estimativa no cotidiano, sem incluir o fluxo de pessoas nos eventos maiores como: Círio, Dia das Mães, Dia dos Pais e Réveillon.



Se encantou com a Estação?

Então, traga seu evento para o espaço que pode abrigar congressos, palestras, feiras e todo tipo de festas no Boulevard das Feiras, no Teatro Maria Silvia Nunes, nas salas do Estação Business e nos demais espaços acima.

Tel/fax: (91) 3212-5525 / 3212-5660 / 3212-5615




Horários de Funcionamento




Estacionamento

Funcionamento no horário de abertura dos Armazéns, com abertura diária às 10 horas, exceto aos domingos que abre às 09h. O valor é de R$ 3,00 (três reais) a primeira hora, e R$ 3,00 cada fração de hora.




Você Sabia?

O 2º Piso da Estação das Docas tem um shopping de lojas que oferecem produtos diferenciados como perfumaria, lembrancinhas, jóias, moda, salão de beleza e muito mais. Conheça e aproveite as ofertas das lojas!